Dicas sobre papéis e impressoras, quais os mais indicados?


Para esclarecer as dúvidas de vocês, vamos falar de papéis e impressão. Ebaaaa! Eu sei que essa postagem foi muito esperada por vocês, desde que criei o blog, foram incontáveis as dúvidas sobre papéis, impressão, impressora. Acredito que tenha demorado demais para criar um post assim, eu sei! Mas agora ele esta aqui, leia com toda a sua atenção e se ainda restar dúvidas, deixe nos comentários desse post, que vamos atualizando sempre, tentando esclarecer o máximo possível as dúvidas de vocês. Combinado?
Então vamos lá!

1- Convites:

O convite pode ser impresso em vários tipos de papéis, por exemplo, se você quer um convite mais rústico, ele pode ser impresso no papel Reciclato (Que nada mais é do que o offset só que reciclado), gramatura 180g. Impressão laser ou jato de tinta.


Olha esse convite que lindo e impresso no papel Reciclato. Créditos abaixo da imagem!
Créditos Loja Talamo

Você pode fazer seu convite de aniversario nesse papel também, mas é interessante, fazer uma arte mais neutra, ficará um charme!


O papel Vergê é um papel texturizado, também fica maravilhoso para convites de casamento e aniversários com uma arte mais neutra. Gramatura 180g, ele tem em várias cores. Impressão laser ou jato de tinta.

Um exemplo de convite em papel vergê.
Créditos loja Colorindo por Denise Araújo 

Agora vamos falar dos papéis mais utilizados para convites que são o papel glossy e o offset!

Papel glossy, nada mais do que o papel fotográfico. Se você gosta de uma impressão mais brilhante e viva, você pode optar pelo papel glossy. Porém esse papel costuma desbotar com o tempo, para que isso não acontece ou que sua impressão se conserve por um tempo maior, você pode aplicar um verniz próprio ou laminar com papel contact transparente. Impressão jato de tinta.

Exemplo de impressão em papel glossy.
Créditos Loja Era uma vez convites e cia


Papel offset é o papel sulfite, ele é muito utilizado no ramo de personalizados, tanto quanto o papel glossy. É uma questão de gosto, se você não curte impressão com muito brilho, opte pelo offset, se gostar de impressão com brilho o glossy é ideal para você! Para quem trabalha com personalizados, sempre explique para seu cliente a diferença e pergunte se ele prefere com brilho ou sem.Gramatura sempre acima de 180g, Para convites 180g está ótimo, a não ser que você precise que ele fiquem mais durinho, ai escolha uma gramatura maior. Impressão laser ou jato de tinta.

Para que sua impressão fique bem viva no papel offset é preciso mudar um pouco as configurações na hora da impressão. Falaremos sobre isso em uma outra postagem.

Exemplo de impressão no papel offset
Créditos loja Ateliê Mimos da Ana

Papel couché (O meu favorito). Esse papel é maravilhoso, sua impressão dura por muitos anos, mesmo que esteja exposto (Desde que não pegue muita poeira, coco de bichinhos como mosquito e que não molhe, pq ai sim ele não resiste). Porém bem conservado, ele dura por muitos anos. Tenho exemplos aqui em casa, que estão impressos a mais de 7 anos já, intactos!
Esse papel só pode ser impresso na impressora a laser. Portanto se você for imprimir em gráfica, opte pelo papel couché, ele tem um pouco de brilho, porém não chega a ser como o papel glossy. Mas dentre todos, esse é meu favorito! Gramatura também acima de 180g.

Uma amostra pessoal de um convite que fiz em 2013, impresso no couché 250g (Está um pouco amassadinho pq estava em uma caixa com vários outros itens, porém a impressão esta intacta).


Esses são os principais papéis para impressão de convites, se tem algum modelo que não falei e você queira saber algo, deixe sua dúvida nos comentários.


2- Caixas:

Para caixas a gramatura ideal é acima de 180g, porém dependendo do modelo e do que vai ser colocado dentro, você ainda terá que reforçar o fundo. Eu quando imprimia na gráfica, optava por imprimir em couché na gramatura 250g, fica bem firme, porém em casa, algumas impressora não puxam papéis com gramatura maior que 180g, então o ideal é reforçar o fundo, para evitar maiores problemas com seu cliente, se ele for colocar algo que seja um pouco pesado dentro. Vou ensinar como fazer isso no meu canal do youtube, em breve!

Papéis: Os mais utilizados para caixas são o glossy, offset para jato de tinta e couché para laser.

Caixa e porta CD do meu arquivo pessoal impresso no papel couché gramatura 250g



3-Adesivos:

Ambos os papéis couché, glossy e offset, também tem a versão adesivo. A gramatura que eu utilizava no couché adesivo era 190g. Para papel adesivo a gramatura não conta muito, porque geralmente será colado sobre uma superfície firme como caixinhas, latinhas, tubetes.

Para adesivo também tem o vinil, geralmente usado para personalizar copos, canecas, garrafas... Tem a versão branca e transparante. O vinil também pode ser usado para laminar alguns produtos como capas de cadernos, etiquetas escolares... 
Vou ficar devendo se o vinil pode ou não ser impresso em impressora jato de tinta, vou pesquisar sobre assunto e farei um vídeo sobre isso, a quem diga que sim, outros não, então vou fazer uns testes e volto a falar com vocês sobre isso. Na gráfica eu imprimia no vinil. Porém em casa ainda não tentei.

Exemplo de impressão feita no couchê adesivo



4-Topo de bolo e doces, plaquinhas divertidas, tags de agradecimento...

Hoje em dia está usando muito os topo de bolo, temos até vídeo no canal ensinando a fazer pelo celular clique aqui para ver.

Os topos podem ser impressos em vários tipos de papeis, mais os mais utilizados são o couché, glossy e offset. A gramatura também é acima de 180g. O mesmo para as plaquinhas divertidas, placas para docinhos e comidas, tags de agradecimento...


Ficou com dúvida sobre algo que falei? Tem algumas dica para nos passar? Tem experiencia com algum papel e quer compartilhar conosco? Deixe seu comentário nessa postagem!


Agora vamos falar sobre impressoras!

Qual a melhor impressora para personalizados? Consigo trabalhar com personalizados, utilizando uma impressora comum de cartucho? Qual a mais economica? 

É complicado falar sobre a impressora ideal ou escolher a melhor marca e modelo. Porém você pode seguir algumas dicas para escolher a melhor para você.

Quando comecei a muitos anos atrás comprei uma impressora comum cartucho de tinta, achando que estava fazendo um ótimo negocio. Engano meu, foi dinheiro jogado fora, comprei uma HP multifuncional, para uso domestico era perfeita, mas para personalizados não! 
Minha primeira encomenda fiz nela, toda feliz, mas quase foi a tinta toda kkkkk (Hoje dou risada, mas na época queria chorar). Qual foi meu erro? Não pesquisei, por isso antes de comprar qualquer coisa, pesquisem muito! No youtube esta cheio de vídeos sobre impressora e tudo o que você tiver pensando em comprar, então pesquise gente.

O que eu fiz então, já que tinha feito uma compra errada e não tinha dinheiro para comprar outra? Encontrei uma gráfica online, maravilhosa, foi nela que imprimi até poucos meses atrás, minhas encomendas. Mesmo com frete, compensava. Quem quiser o contato da gráfica, me chama no direct do instagram @blogmontandominhafesta que eu passo para vocês.

Para quem deseja investir em uma impressora, pesquise pelos modelos bulk ink, elas usam tanques de tinta que você mesma(o) pode recarregar em casa. Hoje em dia várias marcas fabricam impressora com sistema bulk ink, não sei dizer qual a melhor, mas recentemente comprei a minha impressora e pesquisei sobre duas marcas que me chamaram muito a atenção Canon e Epson. Comecei pesquisando modelos da Epson, porém não estavam cabendo no meu bolso ainda rsrs, foi ai que encontrei um modelo da Canon e me interessei muito, procurei vários reviews no youtube, comparativos entre marcas, modelos, enfim... Acabei optando pela G3100 da Canon (Não estou dizendo que ela é a melhor, mas foi a que mais me agradou, principalmente pelo valor). Paguei nela R$585,00 porém estava em promoção. Em breve falarei sobre ela no meu canal do youtube.

Para quem trabalha apenas com o celular, opte pelas que tem wifi. 

As impressoras bulk ing tem uma economia muito maior sobre as comuns. Esse modelo que comprei imprime 6000 páginas em preto e 7000 coloridas. Se realmente imprime isso, não sei, digo a vocês depois rsrsrs, mas sei que imprime muito mais do que as impressoras comuns.


Bom vou ficando por aqui, lembrando que esse post será atualizado sempre que surgir alguma dúvida ou algo que possa acrescentar, para que ele fique mais completo. Sempre que atualizar, aviso vocês pelo meu instagram, por isso me segue lá @blogmontandominhafesta

Se ver alguém com dúvidas sobre impressão e papéis e puder indicar esse post, ficarei muito grata!

Quer que eu fale de um outro assunto? Deixe sua sugestão nos comentários.

Share this:

JOIN CONVERSATION

3 comentários: